Podemos chamar o "Curta o Gênero" de um grande festival de cultura LGBT? Acho que sim!
Em sua sexta edição o projeto reúne várias atividades, como mostra de curtas-metragens, exposição de fotografias e ilustrações, simpósios e seminários, música, teatro, oficinas e minicursos em um mergulho estético-político nos campos dos feminismos, gênero e sexualidades.
Esse ano o evento cresceu e será realizado em dois pontos da cidade, além da Caixa Cultural Fortaleza, o Centro Cultural Dragão do Mar e o SESC Iracema também recebem parte do projeto, já a partir do dia 3 de junho. O evento é gratuito e está em sua VI edição ininterrupta, se configurando como referência nacional em gênero e cultura.
Confira abaixo algumas das atrações do projeto, a programação completa pode ser conferida clicando aqui.
CAIXA Cultural Fortaleza - 6 a 11 de junho
Na CAIXA Cultural Fortaleza, o destaque é a Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero e o Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, cujo tema este ano são os Desafios atuais dos feminismos latino-americanos: política, estratégias e articulações possíveis. A programação se destaca pela envergadura das ações, pela excelência das convidadas e pela diversidade dos vídeos e palestras que nos convidam não a uma mera reflexão ou sensibilização para os temas tratados, mas a um posicionamento, uma ação.
Na mostra principal de cinema, entre os dias 6 e 11 de junho, serão exibidos gratuitamente 53 curtas-metragens de um universo de 215 inscritos provenientes de 18 estados brasileiros e 21 países. Além disso, acontecem duas mostras paralelas, com 11 curtas no total: Queer Lisboa (organizada pelo diretor do referido festival, João Ferreira); e Cinema negro com mulheres (com a curadoria da coordenadora do Fórum Intinerante de Cinema Negro, Janaína Oliveira).
O seminário conta com mesas com nomes nacionais e internacionais de referência em feminismos, gênero e sexualidades, como Lilian Celiberti (URU), Brenny Mendoza (HON), Celi Pinto (UFRGS), Amara Moira (Unicamp), Verónica Lopez Nájera (MEX), Ana Veloso (UFPE), Ana Claúdia Mielke (Intervozes), Laila Rosa (UFBA), João Ferreira (POR), Ricke Merighi (ITA), Viviane Ferreira (APAN), Karla Bessa (Unicamp) e outras.
Além das mostras e dos seminários, o COG 2017 apresenta performances e instalações que ocupam a CAIXA Cultural entre os dias 6 e 11 de junho: Monta-me de Álex Araújo (Dia 6 de junho às 17h); Eutimia de Cândida Iara, Jean Claude e Léo Laxmi (Dia 7 de junho às 17h); Vândala, Marginal, Mulher de Travessias Batom e Maruska Ribeiro (Dia 8 de junho às 17h e REGinger com Thomas Saunders e Henrique Castro (Dia 9 de junho às 16h30m).
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
A Abertura do Curta o Gênero 2017 acontece no Dragão do Mar no dia 3 de junho às 17h30min com o Lançamento da “Exposição Fotográfica Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares” e “Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero” no Espaço Multigaleria. Após um cuidadoso processo seletivo, realizado pela curadoria da exposição composta por Carolina Vieira, Jean dos Anjos e Marília Oliveira foram escolhidas as imagens para mais uma edição da Exposição Contrastes e organizada uma retrospectiva dos postais que ilustraram cinco edições do COG, obras das artistas Annie Gonzaga, Raisa Christina, Domitila Andrade, Tereza Dequinta e Fernanda Meireles. A exposição permanecerá aberta ao público entre 04 e 25 de junho todos os dias, exceto às segundas-feiras, sempre de 14h às 20h.
O III Gênero em Cena apresentará, no Teatro Dragão do Mar e com entrada gratuita, entre os dias 3 e 11 de junho, uma série de espetáculos: Mancha Roxa do Grupo Imagens (Dia 3 de junho - 20h); Duplicité (Dia 4 de junho - 20h); Devoração da Companhia Andanças (Dia 10 de junho – 20h) e Asja Lacis já não me escreve do Grupo Terceiro Corpo (Dia 11 de junho - 20h). A entrada é gratuita com Liberação de ingresso 2h antes do início do espetáculo na bilheteria do Teatro Dragão do Mar.
Sesc Iracema
O SESC Iracema recebe, entre os dias 7 e 9 de junho, os simpósios temáticos e minicursos, momento para apresentação de trabalhos, exposição de ideias, debates e formações com o tema feminismos, gênero, corpo e sexualidade.