![]() |
Imagem Ilustrativa / Foto: Juca Martins |
No final da década de 80, São Paulo e outras capitais do Brasil eram assoladas por uma onda de assassinatos homofóbicos. O documentário gravado com com uma rudimentar câmera VHS e cuidadosamente editado, reúne a opinião brutal de pessoas que concordam e acham necessário a morte dos gays.
Tendo por ponto de partida o assassinato, em 1987, do diretor de teatro Luís Antônio Martinez Correa (irmão do encenador José Celso Martinez Correa, que mobilizou a classe artística na ocasião), "Temporada de Caça" revela a natureza cruel, preconceituosa e intolerante do povo brasileiro da época, somados a truculência dos militares acusados de executar homossexuais e da justiça que fazia vista grossa aos crimes.
O premiadíssimo vídeo-documentário alerta não só para o discurso preconceituoso do passado, mas para a onda emergente de ódio nos dias atuais que pode fazer reviver esse triste momento. Estaria o povo brasileiro menos homofóbico ou ódio ainda existe de maneira forte porém mascarado pelas normas da civilidade?! Esse é o questionamento que o vídeo de 25 minutos deixa no ar, quando assistido cerca de trinta anos após seu lançamento.